Cachorro pode comer melancia? Descubra a verdade!

cachorro pode comer melancia

Chega o verão e já corremos para o mercado em busca dessa fruta rica em líquidos e nutrientes para nos refrescar. Imediatamente já queremos proporcionar essa sensação para os nossos pets.

Mas será que cachorro pode comer melancia? Confira abaixo a resposta.

Sim, o seu cachorro pode comer melancia! A fruta que possui elevado teor de água e é baixa em calorias possui diversos benefícios para o seu pet.

Mas atenção: cuidado com a quantidade diária de melancia que o seu cachorro irá comer. A melancia é rica em um açúcar chamado frutose. Sendo assim, se o seu cachorro comer melancia de forma não moderada poderá sofrer consequências. Dentre elas podemos citar o sobrepeso e diabetes. O ideal é que a fruta seja oferecida como petisco, não substituindo a dieta principal.

>> Confira: petiscos naturais para cachorro

Confira os benefícios de comer melancia para o seu cachorro:

  • Hidratação: quando o seu cachorro come melancia, está ingerindo uma fruta composta por 92% de água. Assim, fica hidratado e ainda reduz o risco de problemas urinários.
  • Boa visão: a melancia é rica em Vitamina A, uma substância lipossolúvel, importante principalmente para a manutenção de uma boa visão. Quando o seu cachorro come melancia, também obtém um bom funcionamento dos sistemas ósseo e muscular, além de pele e pelagem mais bonitas.
  • Imunidade: a melancia é rica em vitamina B6, reconhecida por participar de dezenas de reações químicas essenciais ao bom funcionamento do organismo, estando ligada à síntese de diversos aminoácidos.

cachorro pode comer melancia

É importante lembrar que esses nutrientes já estão presentes nas rações de qualidade. Logo, se você proporciona ao pet uma alimentação balanceada, não é necessário fazer a suplementação dessas vitaminas. Nesse caso, a melancia faz mal para cachorro quando oferecida em excesso.

Confira: cachorro lambendo a pata, veja o que pode ser!

Como o cachorro deve comer melancia?

  • Importante retirar a casca da fruta que é tóxica para os cães. A semente também deve ser retirada, pois pode causar obstruções intestinais.
  • Corte a fruta em pedaços semelhantes e proporcionais ao tamanho do seu cachorro. Assim você evita que o seu pet engula sem mastigar, o que pode acarretar em engasgos.
  • Sirva apenas frutas frescas! Pedaços que não foram consumidos logo após terem sido servidos deverão ser descartados.
  • Lembre-se: o seu cachorro pode comer melancia, mas sempre com moderação!
  • Você pode e deve ser criativo nas receitas! Uma ideia é oferecer a melancia em forma de picolé, para refrescar no verão.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados